domingo, 3 de agosto de 2014

Prefeitura de Raul Soares inicia Curso de Capacitação do Agente Comunitário de Saúde

 
 


Alunos em momento de descontração
O Curso de Capacitação do Agente Comunitário de Saúde oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Raul Soares teve o embasamento no princípio da isonomia que tem um caráter de equalização das desigualdades presentes em nossa sociedade, buscando fazer com que determinados grupos não sejam privilegiados. Esse princípio tem uma finalidade balizadora em nosso processo social, pois diminui a injustiça na distribuição de direitos e deveres sob responsabilidade do município.

Para embasar tal argumentação tomamos como exemplo o pensamento de José Afonso da Silva ao afirmar que a igualdade constitucional é mais que uma expressão de Direito; é um modo justo de se viver em sociedade. Por isso é princípio posto como pilar de sustentação e estrela de direção interpretativa das normas jurídicas que compõem o sistema jurídico fundamental, desta maneira não deve existir normas que restrinjam o direito à igualdade, sob pena de inconstitucionalidade, uma vez que nossa Constituição Federal prima pela igualdade perante a lei de todos os cidadãos por ela amparados, assim, deve a Carta Magna ser como um norte a ser seguido pelos nossos legisladores e administradores públicos para a edição de leis e atos administrativos que não firam os princípios por ela adotados.

O curso responde à necessidade estabelecida no Edital do Concurso Público da Prefeitura de Raul Soares -2014, que especifica o mesmo como pré-requisito para a posse e também a necessidade de formação do Agente Comunitário de Saúde, trabalhador exclusivo do Sistema Único de Saúde, que atua no campo de interface da assistência social, educação, meio ambiente, saúde e sociedade. É uma das principais propostas referentes à Atenção Primária à Saúde: melhorar a qualificação dos profissionais que atuam no município por meio de programas de educação permanente.


Aula Introdutória
Esta capacitação inicial será de 40 horas, sendo que após o resultado oficial classificatório, o processo de formação será intensificado para que o profissional classificado dentro das vagas alcance 200 horas de capacitação. As exigências estabelecidas para que se obtenha o certificado de 40 horas é a participação efetiva em no mínimo 75% horas aulas.

O curso foi amplamente divulgado por meio de rádio, propaganda volante, informes, site oficial do município e por meio de mídias sociais. Uma iniciativa pioneira que procura oferecer condições iguais de capacitação para disputar uma vaga ao cargo efetivo no município.


Dinâmica de Apresentação e correlação com as
Redes de Atenção a Saúde Poliarquicas
Iniciou neste domingo 03/08/2014, na Escola Municipal Afonso Vaz, às 07 da manhã com término às 16 horas e será realizado por mais quatro domingos consecutivos, com exceção do domingo que vem (dia dos pais).
Desta maneira o curso tem como objetivo qualificar Agentes Comunitários de Saúde para atuarem junto às equipes multiprofissionais, que desenvolvem ações de cuidado e proteção à saúde de indivíduos e grupos sociais, em domicílios e coletividades, desenvolvendo ações de promoção da saúde e prevenção de doenças por meio de processos educativos em saúde, promoção social e proteção da cidadania.


Coordenação Pedagógica e Professores do
Curso de Capacitação do ACS
O curso conta a colaboração dos profissionais enfermeiros do município que disponibilizaram seu precioso tempo de descanso para contribuir com a formação profissional dos interessados nesta capacitação. Além do dia dedicado ao curso, durante a semana estes mesmos profissionais realizam uma reunião pedagógica para preparação das aulas e discussão de metodologias aplicadas.



Alunos na saída do curso



Nenhum comentário:

Postar um comentário