sexta-feira, 25 de outubro de 2013

"O lazer vai tomar conta da cidade e a cidade vai tomar conta do lazer"

Raul Soares pleiteia o "Projeto Esporte e Lazer da Cidade" para 2014
"O lazer vai tomar conta da cidade e a cidade vai tomar conta do lazer"  
 

 A cidade de Raul Soares através da sua prefeitura e Coordenadoria de Esportes, Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social foram autorizadas pelo prefeito Célio Nesce a elaborar e dar entrada nos Processos Pedagógicos que visa construir, junto à população atendida pelo Programa, uma relação autônoma, crítica e protagonista, no campo do esporte e do Lazer.

Para isso, o Programa considera todas suas ações como partes do processo pedagógico, que é iniciado a partir da elaboração do projeto técnico (que em Raul Soares ficará a cargo do Professor Marco Antônio Cândido), também chamado de planejamento pedagógico e encerrado, enquanto ação do convênio/termo de cooperação, na prestação de contas.

Dessa forma, no processo de construção do projeto, é essencial o conhecimento das diretrizes da Política Nacional de Esporte (PNE)1 e do Programa Esporte e Lazer da Cidade, bem como dos aspectos da organização das atividades do mesmo.

O Ministério do Esporte criou o Programa Esporte e lazer da Cidade (PELC) que se desenvolve por intermédio da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), hoje vinculado aos Departamentos de Formulação de Políticas e Estratégias (Defope) e Departamento de Gestão de Programas de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Degep), sob a Coordenação da CGEPEL – Coordenação - Geral de Estudos e Pesquisas de Esporte e Lazer e da CGAO-LIES Coordenação Geral de Sistemas e Acompanhamento de Programas e Projetos de Inclusão Social.

Criado em 2003, o PELC, além de proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer que envolvem todas as faixas etárias e as pessoas portadoras de deficiência, estimula a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, favorece a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e lazer sejam tratados como políticas e direitos de todos.


Ao completar 10 anos de grandes feitos, muitos desafios ainda surgem. O principal deles é o de consolidar os Programas Esporte e Lazer da Cidade, conscientizando os parceiros a respeito da importância do investimento nas políticas públicas de esporte e lazer, no sentido de contribuir para que estas avancem do atual estágio de política de um governo para dimensão mais ampla de Política de Estado.



Atualmente o PELC possui dois tipos de núcleos: Núcleos Urbanos, (voltando aos centros Urbanos) e os Núcleos para Povos e Comunidades Tradicionais (voltado para grupos culturalmente diferenciados como povos indígenas, quilombolas, populações ribeirinhas, dentre outras).
 
Outro avanço promovido pelo Ministério do Esporte em 2012 foi o reconhecimento do núcleo Vida Saudável do PELC como um importante Programa Social. Seguindo a proposta do PELC, o Programa Vida Saudável se difere por beneficiar preferencialmente os idosos. Nesse sentido, as atividades dos núcleos do Programa Vida Saudável são pensadas de forma que atendam e possibilitem a participação e o protagonismo desse público específico.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário