quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Participação popular marca a IX Conferência Municipal de Saúde de Raul Soares


Por: Arianne Barbara

Fotos: Fábio Duarte










 
              Com o objetivo de propor novas diretrizes para a saúde do município, a Secretaria de Saúde de Raul Soares realizou no último sábado, dia 03, a IX Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu na Creche Apromae e contou com a presença de representantes da Superintendência de Saúde de Ponte Nova, autoridades municipais, autoridades de municípios vizinhos, São Pedro dos Ferros, Ponte Nova, Sem Peixe, representantes do Conselho Municipal de Saúde, Entidades e população local.
             Com o tema: Atenção Primaria – O Desafio de efetiva-la como porta do Sistema Único de Saúde (SUS), o evento discutiu questões como Atenção Primária, Estratégia Saúde da Família, Saúde Mental, Saúde Bucal, Vigilância em Saúde, Urgência e Emergência e Gestão do SUS. 
               Durante a manhã, após a leitura e aprovação do Regimento, os participantes assistiram palestras com profissionais da saúde do município, da Superintendência de Saúde de Ponte Nova e do Secretario de Saúde de Ponte Nova. Na parte da tarde, após debate entre os presentes, foram apresentadas e levadas a votação pelos delegados, as propostas de melhorias para a saúde do município.
 
Democracia na tomada de decisões
 

A Conferência é um instrumento de participação democrática dos usuários do SUS.  “Esta é a oportunidade de dizer o que pode melhorar e o que não está funcionando. Baseado nos anseios da população; realizaremos as melhorias para atendê-los”, é o que afirma o secretário de Saúde de Raul Soares, Fabiano Martins.

Fabiano falou ainda da participação da comunidade local, vista de forma positiva para avançar na saúde do município. “Com um número tão expressivo de participantes, não tenho dúvidas que todos querem contribuir para a construção de um SUS que de fato seja público, universal e integral. Para garantir estes princípios básicos a participação popular é de fundamental importância, apresentando propostas que vão de encontro com as necessidades visualizadas pela gestão. Isso é muito importante para o avanço da saúde em Raul Soares”, finalizou.

Para a coordenadora da comunidade do Córrego do Moinho de Baixo, distrito de Bicuíba, Maria Madalena dos Reis, foi gratificante participar deste importante processo democrático no município. “Essa é oportunidade que temos de mostrar a nossa voz e contribuir para melhorar a saúde na cidade. Por isso é tão importante a nossa presença, uma vez que a Secretaria de Saúde nos deu essa oportunidade de participar desse processo democrático”, afirmou Maria Madalena.

Mais projetos para a saúde em Raul Soares
 
             A IX Conferencia Municipal de Saúde foi mais um importante avanço que a Secretaria de Saúde de Raul Soares entregou a comunidade. Outras conquistas como a construção de duas Unidades Básicas de Saúde em São Vicente da Estrela e em Santana do Tabuleiro; além da renovação do convênio com o Centro Universitário de Caratinga, para ampliar o atendimento de estagiários nas ESF`s. Outros projetos estão em andamento como Farmácia de Minas, cadastramento para construção de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), aquisições de ambulâncias e construções de novas Unidades de Saúde.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário