terça-feira, 16 de julho de 2013

Secretaria de Saúde solicita teste rápido de SÍFILIS E AIDS ao Ministério da Saúde


Trata-se de uma política de saúde que consiste na construção de uma rede de cuidados que assegure à mulher o direito ao planejamento reprodutivo, à atenção humanizada a gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como à criança o direito ao nascimento seguro, ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis. Desta maneira, torna-se primordial que o Município qualifique o acesso ao diagnóstico do HIV e da sífilis na gestante e que o tratamento seja realizado em tempo oportuno na Atenção Básica.
Portanto implantar, desenvolver e qualificar a rede de serviços de saúde por meio da oferta de testes rápidos de HIV e de sífilis na Atenção Básica é uma iniciativa que visa alcançar muitos objetivos, entre os quais a redução do número de óbitos evitáveis de mulheres e de crianças no nosso município e consequentemente contribuir para a diminuição no estado e no país.

A ampliação do acesso e da melhoria da qualidade do pré-natal na Atenção Básica se apoia na oferta e na execução dos testes rápidos de HIV e de sífilis. A redução das taxas de transmissão vertical do HIV e a eliminação da sífilis congênita, bem como redução da mortalidade materna e infantil evitáveis são deveres de todos nós. Entretanto, sua implantação só será possível por meio da cooperação e do trabalho dos profissionais de saúde e usuários do SUS.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário