quarta-feira, 31 de julho de 2013

Programa Saúde na Escola é realidade em Raul Soares

A escola como um espaço de relações é ideal para o desenvolvimento do pensamento crítico e político, na medida em que contribui na construção de valores pessoais, crenças, conceitos e maneiras de conhecer o mundo e interfere diretamente na produção social da saúde.
As práticas em educação e saúde devem considerar os diversos contextos com o objetivo de realizar construções compartilhadas de saberes sustentados pelas histórias individuais e coletivas, com papéis sociais distintos – professores, educandos, merendeiras, porteiros, pais, mães, avós, entre outros sujeitos –, produzindo aprendizagens significativas e ratificando uma ética inclusiva. Desse modo, dimensionando a participação ativa de diversos interlocutores/sujeitos em práticas cotidianas, é possível vislumbrar uma escola que forma cidadãos críticos e informados com habilidades para agir em defesa da vida e de sua qualidade e que devem ser compreendidos pelas equipes de Saúde da Família (ESF) em suas estratégias de cuidado.
Pensando desta maneira a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação, de Raul Soares se uniram em um único propósito,  promover a educação em saúde no ambiente escolar.
A adesão ao programa foi realizada em março deste ano, onde foi criado um grupo de trabalho integrado entre profissionais da saúde e educação. A ações serão realizadas em 23 estabelecimentos de ensino do município de Raul Soares, incluindo todos da zona rural e urbana, atingindo um total de 4.365 educandos.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário