quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Ministério da Saúde aprova projeto de Raul Soares para implantar Rede de Frio Municipal

O Ministério da Saúde através da  PORTARIA Nº 2.627, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2014 habilitou a proposta do Município de Raul Soares sob o número 12073.6240001/14-007 para implantação da Central Municipal de Rede de Frio (CMRF), que será incluída na estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Saúde; a Central tem como atribuições o planejamento integrado e o armazenamento de imunobiológicos recebidos da Instância Estadual/Regional para utilização na sala de vacinação.

O projeto aprovado permitirá ao município garantir segurança e qualidade nos imunobiológicos desde sua captação na Regional de Ponte Nova, transporte ao município de Raul Soares, armazenamento na Central Municipal e distribuição nas salas de vacinas presentes nas Unidades Básicas de Saúde; desta forma o município determina um fluxo de segurança e qualidade nunca antes vislumbrando em nossa região.
Imagem ilustrativa
As 19 Regionais de Saúde espalhadas pelo Estado de Minas Gerais e a Unidade Central  foram contempladas com  recursos para aquisição de Unidades Móveis  e apenas  20 municípios mineiros foram contemplados com unidades móveis e material permanente,  os valores variam de acordo com o projeto elaborado por cada município.
Raul Soares é o único município da Macro Região Leste do Sul, que engloba  64 municípios a ter o seu projeto contemplado no valor total de R$220.000,00 ( duzentos e vinte mil reais); um grande ganho para toda a população de Raul Soares, que terá imunobiológicos com alto nível de segurança no armazenamento, conservação, distribuição, transporte  e manipulação de acordo com as normas nacionais e internacionais de conservação de imunobiológicos.
Imagem ilustrativa
A vacina tem a finalidade de reduzir a morbimortalidade causada por doenças passíveis de prevenção através da imunização, mas para que os imunobiológicos possam agir de forma eficiente é preciso que sejam manipulados com segurança, antes e durante sua administração na população.
Para tanto, tão importante quanto o ato de prover a vacina, administrar o imunobiológico e atingir toda a população; a manutenção da qualidade do produto a ser administrado é fundamental.
Assim como todo produto que chega às mãos do consumidor, a vacina também percorre um longo caminho, porém por se tratar de um produto com particularidades importantes, algumas características devem ser consideradas, tais como: temperatura, acondicionamento, iluminação, que se não observadas e controladas inutilizam o produto.
A rede ou cadeia de frio; processo que compreende o armazenamento, conservação, distribuição, transporte e manipulação das vacinas, soros e diluentes, ou seja; os agentes imunobiológicos; atua de forma hierarquizada, verticalmente, iniciando em Instância Nacional, na Central Nacional de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Ministério da Saúde, seguindo para as Secretarias Estaduais que por sua vez distribui para as Regionais de Saúde que distribuem as Secretarias Municipais que por sua vez se encarregam de distribuir as Unidades Básicas de  saúde.
Imagem ilustrativa
Desta maneira o município  garante a toda a população a manutenção da qualidade das vacinas a serem aplicadas nas crianças, idosos, adolescentes, enfim a todos os públicos passíveis de imunização.

O município, além da unidade móvel refrigerada para o transporte dos imunos, terá uma estrutura compostas por três frízeres científicos e um gerador de energia do Grupo Gerador (101 a 300 KVA) o que garante a manutenção dos imunos em temperatura recomendada caso ocorra falta de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário